Publicações

Notícias

Advogado do SCMD visita a Corte de Haia

22 de outubro de 2015

CIJO advogado Henrique Napoleão Alves, do Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados, realizou, de 27 de setembro a 7 de outubro, uma visita acadêmica à Corte Internacional de Justiça (CIJ), na cidade da Haia, na Holanda.

Sucessora da Corte Permanente de Justiça Internacional, a CIJ é o principal órgão jurídico das Nações Unidas.

Além da CIJ e do próprio governo holandês, a cidade da Haia também sedia a Corte Permanente de Arbitragem e o Tribunal Penal Internacional, sendo, por isso, conhecida como a capital internacional da Justiça.

A ligação do Brasil com a cidade é antiga e remonta, pelo menos, ao ano de 1907. À época, a atuação do jurista brasileiro Ruy Barbosa como delegado do Brasil na II Conferência da Paz rendeu-lhe o famoso apelido de “Águia de Haia”.

Outros juristas brasileiros de grande importância também passaram por lá ao longo dos anos, como José Philadelpho de Barros e Azevedo, Levi Fernandes Carneiro, José Sete-Câmara, Francisco Rezek e, mais recentemente, Sylvia Steiner e Antônio Augusto Cançado Trindade.

Este último integra, desde 2009, a Corte Internacional de Justiça, tendo sido também, em 2005, o primeiro e único brasileiro a ser homenageado como professor convidado pela Hague Academy of International Law, tradicional centro internacional de pesquisa jurídica, igualmente localizado na cidade de Haia e em atividade desde 1923.

Ao longo da visita, Henrique Napoleão Alves acompanhou sessões de julgamento da CIJ, na presença de alguns dos mais distinguidos juristas da atualidade, dentre eles o próprio Cançado Trindade, Christopher Greenwood (juiz da Corte e professor da London School of Economics), Alain Pellet (advogado e professor titular da Universidade de Paris), Hisashi Owada (juiz da Corte e professor honorário da Leiden University) e Michael Lowe (advogado e professor emérito no All Souls College, University of Oxford).

Além disso, o advogado conduziu estudos sobre ciência e interpretação jurídica na prestigiada Hague Academy, valendo-se de seu amplo acervo de livros e periódicos de todas as partes do mundo, além de suas preciosas ferramentas de pesquisa digital.

Compartilhar

Gerenciar Consentimento de Cookies

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.